click to enable zoom
searching...
We didn't find any results
open map
View Roadmap Satellite Hybrid Terrain My Location Fullscreen Prev Next
Pesquisa avançada
Pesquisa avançada
we found 0 results
Your search results

Açores: perguntas frequentes

Como é o clima?

Os Açores têm um clima marítimo temperado controlado pelo centro de altas pressões conhecido como o “Anti-ciclone dos Açores” e pela corrente quente do Golfo. Estatisticamente, as temperaturas rondam os 13º, 14º C (55º-57ºF) durante o inverno e os 22º, 23º (72º-73º) durante o verão, frequentemente subindo os vinte e muitos, trinta e poucos em Julho e Agosto. As temperaturas da água do mar variam dos 14-15ºC (57-59ºF) no inverno aos  22-23ºC (72º-73ºF) no pino do verão, sobretudo devido ao efeito da corrente quente. Chove durante todo o ano, mas no verão os aguaceiros são breves embora por vezes pesados. A humidade do ar é em média 78%.

Qual é o custo de vida nos Açores?

Como a maior parte dos produtos são enviados do continente português, alguns artigos podem ser um pouco mais caros. No entanto, os géneros alimentares básicos, carne e peixe frescos têm preços muito moderados. O leite é barato uma vez que as ilhas têm um grande número de cabeças de gado.

Os seguros de saúde são acessíveis. Há seguradoras que oferecem seguros de saúdo a partir dos 40 Euros por mês. O Estado fornece serviços de saúde a um preço muito reduzido. O preço dos seguros domésticos variam consoante as coberturas. Para uma casa no valor de 300.000 Euros, um seguro que inclua cobertura sísmica custa cerca de 500 Euros por ano. O seguro automóvel custa cerca de 200 Euros por ano para um carro de tamanho razoável. Os impostos rodoviários variam consoante a idade e tipo do seu carro mas habitualmente são inferiores a 100 Euros por ano.

O imposto sobre propriedades é de 0.3% ao ano, o que é bastante baixo quando comparado com outros países.

Que serviços de saúde estão disponíveis?

O Faial tem um excelente Hospital, com uma urgência e uma unidade de trauma, além de um Centro de Saúde. Para residentes na ilha uma visita ao Centro de Saúde tem um custo de 2 Euros. Este médico referenciá-lo-á para o hospital se for aconselhável consultar um especialista sobre o seu problema. É necessário registar-se e obter um número de utente para utilizar estes serviços de saúde. Como visitante pode dirigir-se à urgência hospitalar por uma taxa de 50 Euros.

Podemos utilizar as caixas ATM para levantar dinheiro na ilha ou é melhor trazer traveler’s cheque? 

Existem muitas caixas ATM na Horta e no Aeroporto também. Os Traveler’s Cheques podem ser uma opção mais cara.

Os telefones móveis funcionam bem na ilha?

Sim. Existem algumas áreas em que o sinal é fraco, mas sobretudo no campo, em zonas isoladas.

É possível aceder à internet por banda larga?

Sim. A maior parte das povoações têm ADSL e existem hotspots na Horta e no Aeroporto. A Horta e a Praia do Almoxarife têm conexão de fibra óptica ao domicílio. A rede está gradualmente a ser ampliada ao resto da ilha. Como os Açores e ligam directamente ao cabo de comunicações Transatlântico, entre a Europa e os EUA, as velocidades de acesso à internet são excelentes através de fibra óptica. Um pacote incluindo televisão, telefone e internet custa à volta de 40 Euros, seja da MEO (Portugal Telecom) ou da NOS.

Comprar uma casa

Compre apenas através de mediadores imobiliários licenciados. Existem muitos sites que oferecem propriedades nos Açores que não pertencem a agências de mediação imobiliária. As pessoas que os gerem não possuem uma empresa, uma licença e podem fazer o que quiserem sem que o comprador possa reclamar junto das autoridades competentes. Nós não lhe pediremos uma procuração. Representamos apenas o vendedor e ao fazê-lo garantimos que não existem conflitos de interesse. Fornecemos informção aos compradores e garantimos que o processo de venda é feito legalmente e com eficiência. Verifique se a empresa tem um escritório-sede, peça o cartão de indetificação emitido pela Autoridade Reguladora, o IMPIC, verifique se a empresa tem livro de reclamações, tal como exigido pelas autoridades portuguesas.

Sendo você um comprador, se o operador de um site ou auto-intitulado mediador imobiliário lhe pedir para assinar uma procuração ou para pagar serviços adiantados, não o faça.

Compare Listings