click to enable zoom
Searching...
We didn't find any results
open map
View Roadmap Satellite Hybrid Terrain My Location Fullscreen Prev Next
Pesquisa avançada
Pesquisa avançada
we found 0 results
Your search results

Como são os invernos nos Açores e o que é que isso significa para a minha casa?

Posted by Azores Properties on Abril 17, 2018
| 0

Os Açores são considerados como estando numa zona climática subtropical. Mas o que é que isto significa? Normalmente, o cliima subtropical refere-se a verões quentes e húmidos que duram bastante e a invernos temperados e relativamente secos. Noos Açores o clima pode variar bastante de ilha para ilha e mesmo uma só ilha pode ter diferentes zonas climáticas em função do relevo, ventos dominantes, rios, lagoas, vales, etc.
No caso do Grupo Central dos Açores isto não quer dizer que possa andar de calções e tshirt todo o ano. Os invernos podem ser surpreendemente bons, com temperaturas de 20° a 22° graus Celsius durante o dia, mas espere temperaturas de 14° ou menos durante a noite. Um aquecedor numa casa não é um luxo e, dependendo do tamanho da sua casa, pode ponderar sistemas de ar-condicionado, bomba de calor, aquecimento central (seja pelo soalhos ou por radiadores) a gás ou pellets de madeira, ou um tradicional fogão de lenha numa localização central.
Se possui uma casa de pedra pode ver-se confrontado com condensação nas paredes interiores, especialmente do lado dos ventos dominantes. Pode resolver este problema isolando a parede exterior e utilizando desumidificadores ou unidades de ar condicionado. Quando reconstruir uma casa antiga esteja ciente de que a maior parte dos seus custos estarão relacionados com a impermeabilização das fundações, paredes, telhado, isolamento e janelas e portas adequadas. Quando isolar a sua casa não se esqueça de incluir um sistema de ventilação.
As caves podem tornar-se muito menos húmidas com ventoinhas de tecto adequadas. As modernas têm o aspecto tradicional mas consomem uma fracção da energia e podem manter-se em baixa velocidade 24 horas por dia. Elas evitam que se forme condensação nestas áreas menos ventiladas e mais frias da sua casa.
A neve é frequente no topo da montanha do Pico (é uma altitude respeitável de 2350m) na primavera. Com o vento do quadrante certo, esta neve traz ar muito frio montanha abaixo. O início e mesmo o fim da Primavera trazem neve ao Pico e bastante chuva às ilhas.
Se tem uma casa tradicional de pedra, a instalação de caleiras apropriadas é uma boa maneira de manter secas as paredes mais baixas da sua casa. Não se esqueça que a pedra vulcânica age como se de uma esponja se tratasse.
Temos algumas tempestades ocasionais mas, ao contrário do que acontece em países que usam casas de madeira, as habitações de pedra e casas de tijolo e cimento foram bastante bem concebidas para suportarem ventos fortes. Os ciclones trazem o perigo de detritos trazidos pelo vento pelo que boas portadas exteriores são um investimento em segurança a considerar, especialmente se tiver grandes janelas e portas de vidro.
Não se preocupe. Os furacões são um acontecimento muito mais raro no meio do Atlântico do que no Golfo do México ou nas Caraíbas. E ainda mais raramente atingem as ilhas directamente. Faz sentido usar telhas aparfusadas para as útimas duas filas do seu telhado, fixá-las com cimento nas filas laterais e nas do topo e poderá resistir a quase qualquer tempestade do Atlântico.
Depois de ler tudo isto poderá parecer que a denominação de “subtropical” é algo exagerada para descrever o clima da ilhas. Mas a verdade é que temos tempo muito ameno e muito raramente tempo muito quente. O verão extende-se com facilidade até ao fim de Outubro. Para as pessoas que gostam de se manter activas o clima é quase perfeito e também os verões são bastante quentes para os que gostam de passar os seus dias na praia.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Compare Listings