No post de hoje, enfatizamos a importância de optar por trabalhar com um agente imobiliário licenciado ao comprar ou vender propriedades nos Açores.
Os agentes licenciados, que operam legalmente com uma empresa e um escritório, cumprem regulamentos rigorosos, incluindo ter um seguro de responsabilidade civil, pagar impostos e manter a transparência com um livro de reclamações. Actuam sem conflitos de interesses e representam oficialmente os vendedores. Em contrapartida, os corretores não licenciados, muitas vezes a operar ilegalmente, podem representar riscos significativos para os compradores. Alguns controlos para identificar operadores não licenciados incluem a verificação da sua identificação, o exame do seu sítio Web e da localização do seu escritório e a garantia de que os acordos estão em português. Os corretores não licenciados podem utilizar preços atractivos como “clickbait”, manipular transacções ou envolver-se em práticas ilegais de regateio.
Exitem também alguns indivíduos não licenciados que oferecem serviços de construção, um serviço em que é necessário um licenciamento adequado, seguro e pessoal qualificado para essas actividades. Não se envolva com negociadores não autorizados que tentam obter descontos de proprietários de imóveis já contratados com empresas imobiliárias licenciadas.
Os agentes licenciados não compram para os compradores, mas representam os vendedores, fornecendo facturas oficiais e recibos fiscais. Os vendedores beneficiam de deduções fiscais, reduzindo o montante tributável dos lucros. Os agentes licenciados podem trabalhar para compradores ao abrigo de acordos contratuais específicos, como a auditoria da construção ou a gestão de tarefas pós-compra.