click to enable zoom
searching...
We didn't find any results
open map
View Roadmap Satellite Hybrid Terrain My Location Fullscreen Prev Next
Pesquisa avançada
Pesquisa avançada
we found 0 results
Your search results

Viver nos Açores… mas que ilha escolher?

Posted by Azores Properties on Abril 4, 2018
| 2 comentários

Recebo muitos emails de pessoas que me perguntam que ilha será melhor para elas. Aqui está a minha opinião sobre isto:

Se procura um lugar com bastante gente e serviços, poderá querer ir para as ilhas de São Miguel ou da Terceira. A Terceira, devido à presença americana de décadas na Base Aérea das Lajes, é algo americanizada no que respeita à quantidade de pessoas que falam inglês e à disponibilidade do seu snack favorito. Com a redução gradual das forças americanas, a economia da ilha está a ser atingida. Como evoluirá no futuro ainda não é claro.

São Miguel é a ilha mais populosa, mas fora das cidades de Lagoa e Ponta Delgada há espaço que chegue para viver. Prepare-se para dificuldades de estacionamento na cidade.

Santa Maria é a ilha mais solarenga das ilhas dos Açores. Pouco povoada mas suficientemente perto de São Miguel para ter uma boa logística, oferece paz e sossego. As casas são poucas, por isso espere preços um tanto mais elevados do que propriedades similares noutras ilhas.

O Grupo Central, com a sede do Parlamento Regional no Faial, tem a vantagem de três ilhas que estão bem ligadas por ferries. A beleza dos Açores é que as ilhas são muito diferentes umas das outras. O Grupo Central oferece a possibilidade de escapadas de fim de semana para outras ilhas e vistas fantásticas sobre a montanha do Pico. Nós escolhemos o Faial por causa da Universidade e de um Hospital bem equipado (nunca se sabe…). É também menos povoado por isso encontra mais sítios tranquilos. A Marina da Horta recebe mais de 1000 iates por ano, de pequenos veleiros a mega-iates. É uma paragem obrigatória para os que cruzam o Atlântico e assim tem sido durante séculos. Por causa disto a cidade e os seus habitantes são mais cosmopolitas do que se poderia esperar num sítio tão remoto.

São Jorge é um pouco mais isolado. A viagem de ferry demora duas horas a partir da Horta e uma hora a partir do Pico. Se o tempo estiver mau… esqueça o ferry, será cancelado.

O Pico tem belas paisagens, muitas casas e está a apenas vinte minutos do Faial por ferry. Falta-lhe um Hospital em condições. Essa possibilidade é discutida há anos, mas com uma população de 16.000 pessoas é difícil justificá-lo. O Hospital do Faial serve as ilhas do Grupo Central.

Quanto à Graciosa, Flores e Corvo, estão bastante longe dos caminhos habituais. Nem sempre é fácil chegar ou partir. A logística é algo complicada mas se realmente quer estar isolado de tudo, estes são os destinos mais remotos que vai encontrar. Uma comunidade de poucas centenas de pessoas, como n Corvo, pode não ser a mais fácil para se integrar.

 

 

2 thoughts on “Viver nos Açores… mas que ilha escolher?

  • Joana
    on Abril 30, 2020

    Boa tarde,
    Tenho um trabalho em vista na ilha do Pico, através de concurso público. Entrei na primeira fase. Ainda faltam uma ou duas fases para saber se fui aprovada. Gostaria de saber se é fácil arranjar um quarto para viver no Pico e como é o ambiente das pessoas em geral. Já estive aí há uns anos, mas de visita.
    Tenho uma deficiência motora, mas faço uma vida independente,ando de canadianas.. Estou cansada da azáfama do continente e queria ir para um lugar de paz e natureza. Principalmente ver o mar.
    Pode-me dar informações sobre alojamento permanente?
    Muito Obrigada.
    Cumprimentos.

    • on Maio 4, 2020

      Hello Joana,

      Pico is a fine place to live. We have no rentals in Pico but it should not be too difficult through Facebook or ads in the Supermarket of newspaper to find a rental accommodation. As this year has a bad tourism season due to Covid-19 you should find that people having holiday rentals are seeking long term rental now. You will be pleased with the easier pace of life on Pico.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Compare Listings