click to enable zoom
Searching...
We didn't find any results
open map
View Roadmap Satellite Hybrid Terrain My Location Fullscreen Prev Next
Pesquisa avançada
Pesquisa avançada
we found 0 results
Your search results

Viver nos Açores… mas que ilha escolher?

Posted by Azores Properties on Abril 4, 2018
| 0

Recebo muitos emails de pessoas que me perguntam que ilha será melhor para elas. Aqui está a minha opinião sobre isto:

Se procura um lugar com bastante gente e serviços, poderá querer ir para as ilhas de São Miguel ou da Terceira. A Terceira, devido à presença americana de décadas na Base Aérea das Lajes, é algo americanizada no que respeita à quantidade de pessoas que falam inglês e à disponibilidade do seu snack favorito. Com a redução gradual das forças americanas, a economia da ilha está a ser atingida. Como evoluirá no futuro ainda não é claro.

São Miguel é a ilha mais populosa, mas fora das cidades de Lagoa e Ponta Delgada há espaço que chegue para viver. Prepare-se para dificuldades de estacionamento na cidade.

Santa Maria é a ilha mais solarenga das ilhas dos Açores. Pouco povoada mas suficientemente perto de São Miguel para ter uma boa logística, oferece paz e sossego. As casas são poucas, por isso espere preços um tanto mais elevados do que propriedades similares noutras ilhas.

O Grupo Central, com a sede do Parlamento Regional no Faial, tem a vantagem de três ilhas que estão bem ligadas por ferries. A beleza dos Açores é que as ilhas são muito diferentes umas das outras. O Grupo Central oferece a possibilidade de escapadas de fim de semana para outras ilhas e vistas fantásticas sobre a montanha do Pico. Nós escolhemos o Faial por causa da Universidade e de um Hospital bem equipado (nunca se sabe…). É também menos povoado por isso encontra mais sítios tranquilos. A Marina da Horta recebe mais de 1000 iates por ano, de pequenos veleiros a mega-iates. É uma paragem obrigatória para os que cruzam o Atlântico e assim tem sido durante séculos. Por causa disto a cidade e os seus habitantes são mais cosmopolitas do que se poderia esperar num sítio tão remoto.

São Jorge é um pouco mais isolado. A viagem de ferry demora duas horas a partir da Horta e uma hora a partir do Pico. Se o tempo estiver mau… esqueça o ferry, será cancelado.

O Pico tem belas paisagens, muitas casas e está a apenas vinte minutos do Faial por ferry. Falta-lhe um Hospital em condições. Essa possibilidade é discutida há anos, mas com uma população de 16.000 pessoas é difícil justificá-lo. O Hospital do Faial serve as ilhas do Grupo Central.

Quanto à Graciosa, Flores e Corvo, estão bastante longe dos caminhos habituais. Nem sempre é fácil chegar ou partir. A logística é algo complicada mas se realmente quer estar isolado de tudo, estes são os destinos mais remotos que vai encontrar. Uma comunidade de poucas centenas de pessoas, como n Corvo, pode não ser a mais fácil para se integrar.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Compare Listings